Eu queria muito ver os noticiários mostrando os horrores da guerra que têm acontecido por aqui, neste solo, bem pertinho, nesse meu Brasil quase todo árido, a guerra contra os prórios ancestrais.
Essa guerra do homem é contra a Natureza e contra a sua própria natureza e a recusa inconsciente de sua própria história.
Essa guerra que todos os dias vem matando árvores e animais. Guerra que destrói casas, mata homens, mulheres e crianças.
Essa guerra que aqui se passa, ainda velada pela desgraça da falta de voz das minorias.
Nesse combate, o homem branco usa armas que são permitidas num mercado podre e ganancioso, suas armas poluem quimicamente a água para que pessoas morram. Nesse combate, entre a ganância e o respeito, entre a ignorância e a sabedoria, entre o ódio e o amor, esses homens trazem suas bombas em forma de foice, peneira, trator e mercúrio.
Essa guerra que mata crianças inocentes vítimas de malária, vítimas de descaso.
Essa guerra que mata de fome e traz o maior dos absurdos, que é morrer lentamente, pela velha e boa tortura.
Não se distraiam com guerras que nem são suas, enquanto tem uma guerra imensa acontecendo em sua PRÓPRIA CASA!!!
Será possível que suas lágrimas um dia irão honrar seus povos originários?
Será possível que, por um lapso de consciência, você compreenderá que está acontecendo uma extinção dos seus povos originários?
Enquanto alguns de vocês vão para o outro lado do planeta estudar, extrair saberes ancestrais e valorizar outras culturas, sinto que não há o menor interesse em lutar por nossa nação originária, que ainda vive.
AINDA vive.
Os povos indígenas sabem como manter a nossa Terra VIVA. Eles sabem, a conhecem à milênios.
Aprendamos com eles!
Eu estou falando da sua CASA também. Deste planeta que a cada dia, também morre mais um pouco.
Um povo lindo, cheio de saberes espirituais de pura conexão, cura e expansão, que tem em sua linguagem poética e simbólica, seus saberes mais ricos.
E nos momentos atuais, infelizmente e vergonhosamente, os povos indígenas precisam ser valorizados como humanos que são.
Valorizem seus antepassados, valorizem o povo indígena, valorizem nossa Terra.

Comments